Home | Mapa do site | Perguntas Freqüêntes
  Empresa > Trabalhos Técnicos - Isolleter

A OMS - Organização Mundial de Saúde, através da IARC - Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer - define que as fibras de lã de rocha respeitam sua saúde

1. Introdução
A Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer (IARC - International Agency for Research on Cancer), sediada em Lyon (França), é um órgão da Organização Mundial de Saúde (OMS/WHO), subordinado à Organização das Nações Unidas (ONU/UN). A missão da IARC é coordenar e conduzir pesquisas sobre as causas do câncer humano, sobre os mecanismos da carcinogênese e também desenvolver estratégias para controle do câncer.

2. Pesquisas recentes sobre fibras
Um grupo formado por 19 especialistas originários de 11 diferentes países, reavaliou os riscos carcinogênicos pela inalação de fibras vítreas produzidas industrialmente. A conclusão das pesquisas em 2001, levou a Agência (IARC) a classificar a lã de rocha no Grupo 3 - Não classificável como cancerígeno para os seres humanos ("not classifiable as to their carcinogenicity to humans - Group 3").

A IARC enfatiza que: "Fibras vítreas produzidas industrialmente na forma de lãs, são largamente empregadas no isolamento termo-acústico e em diversos produtos manufaturados, na Europa e América do Norte. Estes materiais (lã de rocha) são utilizados há décadas e têm sido profundamente estudados para verificar se as fibras apresentam risco de câncer ao serem inaladas. Estudos epidemiológicos desenvolvidos ao longo dos últimos 15 anos, desde a anterior avaliação destas fibras em 1988, demonstram que não existe maior risco de câncer pulmonar ou mesotelioma (câncer nas membranas internas) devido à exposição ocupacional ou inalação durante a fabricação, instalação ou remoção da lã de rocha."

3. Conclusões
A reavaliação da IARC confirma a confiança da Rockfibras na segurança de seus produtos que, quando utilizados com critério e conforme os métodos de instalação adequados, trazem enormes vantagens à economia do país e ao meio ambiente, além de proporcionar conforto e proteção termo-acústica aos seus usuários.
Para maiores informações, consulte o relatório original no site da IARC, em

http://monographs.iarc.fr/ENG/Classification/crthgr03.php

1) Na página da IARC os produtos estão classificados por ordem alfabética. Procurar por "Rock (stone) wool"
2) Para melhor visualização, não utilize o recurso "printable version" e sim, o ícone normal de impressão do seu navegador



___________________________________________________