Home | Mapa do site | Perguntas Freqüêntes
  Empresa > Trabalhos Técnicos - Isolleter

Inaugurado o Laboratório da Multibrás em Joinville/SC

esta é a versão Internet do impresso:
ISOLETTER - Rockfibras do Brasil em notícias - maio/99


INAUGURADO LABORATÓRIO DE ACÚSTICA DA MULTIBRÁS, EM JOINVILLE / SC.

Em 18 de novembro de 1998, a Multibrás inaugurou o seu Laboratório de Acústica que atenderá todas as Unidades da empresa na América Latina.

Adequado às normas internacionais e às regulamentações do Programa Nacional de Etiquetagem Sonora (Selo Ruído), ele representa um passo importante da empresa na modernização dos seus processos de desenvolvimento de produtos, oferecendo o que há de mais avançado na tecnologia de medição de ruídos.

"O laboratório está capacitado para atender todos os produtos da Multibrás, com um ganho importante de qualidade. A partir de agora, Joinville será referência nesta área", segundo Emerson Tribuci, gerente do LDAP (Laboratório de Desenvolvimento e Avaliação do Produto).


CARACTERÍSTICAS DO LABORATÓRIO

Construído em uma área de 500 metros quadrados, o Laboratório é equipado com uma câmara semi-anecóica onde as paredes e o teto são revestidos com peças especiais de Lã de Rocha Basáltica THERMAX®, de altíssimo grau de absorção sonora. Com este tipo de ambiente, é possível identificar a origem do ruído nos equipamentos.

A PARTICIPAÇÃO DA ROCKFIBRAS NO PROJETO

Em um verdadeiro trabalho de parceria, as engenharias das duas empresas desenvolveram o projeto de uma forma integrada, levando em conta as necessidades da Multibrás, ou seja: eficiência, durabilidade, facilidade de montagem, disponibilidade para reposições futuras e baixo custo. Para o revestimento da câmara foram necessárias cerca de 2500 peças especiais de absorção sonora, denominadas cunhas anecóicas. São construídas com dimensões e formatos previamente estudados, de maneira a obter altíssima absorção sonora em baixas, médias e altas freqüências.


AS CUNHAS ANECÓICAS

Todas as cunhas foram confeccionadas com o formato da figura 1 e posicionadas conforme a figura 2.


A FIXAÇÃO DAS CUNHAS

Foram utilizados painéis de Lã de Rocha Basáltica THERMAX®, com densidade apropriada para que as cunhas possuam suficiente estruturação e resistência ao manuseio. Todas as cunhas foram inteiramente revestidas com um tecido poroso especial, que não interfere nas características acústicas do produto. Cada uma das cunhas recebeu um dispositivo padronizado, que permite a sua fixação e remoção às paredes e ao teto, através de simples encaixe.


Câmara semi-anecóica da Multibrás, em Joinville.
Junção de duas paredes e teto.
Cunhas anecóicas confeccionadas em Lã de Rocha Basáltica THERMAX®


TESTES ACÚSTICOS

Os testes de absorção sonora foram efetuados no laboratório de acústica do INMETRO, através do método de ensaio ISO 10534-2 - "Determination of Sound Absortion Coeficient and Impedance or Admitance-Part 2-By the Two Microphone Methods".

A seguir são apresentados os resultados obtidos em baixas freqüências, atestando a excepcional performance das cunhas de Lã de Rocha THERMAX®.

Freqüência
(Hertz)

63

80

100

µ

0,88

0,97

1,00

µ = coeficiente de absorção sonora.
Obs: Acima de 100 Hertz, a absorção sonora é, para efeitos práticos, igual a 100 % (µ = 1,00 ).


Voltar para o índice da Isoletter