Home FAQ

Perguntas Frequentes

O que é lã de rocha e para que serve?

Lã de rocha é um material isolante fabricado a partir de rochas basálticas e outros minerais, que são aquecidos e transformados em filamentos. Essas fibras são aglomeradas e transformadas em painéis, mantas, feltros, tubos e outros, destinados a isolamentos térmicos e acústicos.

A lã de rocha é um bom isolante?

Devido à sua baixa condutividade térmica, garante ótimo desempenho térmico e acústico, além de ter excelentes propriedades de proteção contra o fogo.

Por que fazer isolamento térmico?

Com o isolamento térmico podemos obter os seguintes benefícios:

  • Conservação de energia = redução de custos do processo;   
  • Manutenção da temperatura do processo; 
  • Controle da temperatura superficial para garantir que a temperatura na face-fria dos equipamentos esteja dentro da margem de segurança pessoal (60 ºC);
  • Redução da absorção de calor em sistemas frios
  • Evitar a condensação do vapor d´água

O que é condutividade térmica?

A condutividade térmica (Q) quantifica a habilidade dos materiais de conduzir energia térmica. Materiais de alta condutividade térmica conduzem mais energia térmica do que os de baixa condutividade térmica. A lã de rocha THERMAX® – Rockfibras possui baixa condutividade térmica e é um excelente isolante térmico.

O que é resistência térmica?

Representa a capacidade térmica de um sistema em retardar e reduzir o fluxo de calor. Quanto maior a resistência térmica, melhor será a isolação térmica. Resistência térmica é designado pela letra “R”. Para calcular a Resistência Térmica a fórmula é a  espessura dividida pela condutividade térmica: 

R = espessura / condutividade térmica

A lã de rocha da Rockfibras pode ter contato com a água?

A lã de rocha é repelente à água

Em caso de exposição excessiva a água, há possibilidade de comprometer o isolante. Consulte nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para maiores informações e orientações.

A lã de rocha pega fogo?

A lã de rocha é classificada como material incombustível conforme a ISO 1182. Por esse motivo é um dos isolantes mais utilizados no segmento industrial e da construção civil, pois garante a segurança patrimonial e pessoal, em caso de acidentes. Vale lembrar que qualquer material isolante que possua derivado de petróleo em sua composição não é incombustível.

A lã de rocha oferece riscos à saúde?

Conforme avaliação do IARC confirma a confiança da Rockfibras na segurança de seus produtos. Testem comprovam que a lã de rocha não é nociva a saúde. Veja o informativo técnico: Salubridade

Pode-se utilizar isolantes térmicos em lã de rocha nas usinas de acúcar e alcool, indústria alimentícia e outras?

Os produtos em lã de rocha THERMAX® são altamente eficientes no isolamento de todos os tipos de equipamentos utilizados em usinas de açúcar e destilarias de álcool. É fornecida em diversas densidades e espessuras por isso sempre teremos um produto para atender ao isolamento requerido. A lã de rocha utilizada com critério e conforme os métodos de instalação recomendados, traz enormes vantagens à economia do país e ao meio ambiente, além de proporcionar conforto e proteção termo-acústicas aos seus usuários.

A lã de rocha da Rockfibras causa corrosão nos equipamentos?

A Lã de Rocha THERMAX®, fabricada pela Rockfibras, não ataca quimicamente os equipamentos com os quais entra em contato, pois é fabricada dentro das mais modernas técnicas e atende às exigências das normas internacionais mais rigorosas, como a ASTM C 795 – Thermal Insulation for use in contact with austenitic stainless steel.

A lã de rocha é um isolante ou absorvedor acústico?

A Lã de rocha isola, absorve ou melhora os sons. A lã de rocha tem uma estrutura aberta e porosa, por esse motivo tem a capacidade de absorver o som, ou ainda, fazer o isolamento do som. Por esse motivo é largamente utilizada na indústria automobilística, trens, aeroportos, indústrias, casa de shows, cinemas, teatros, residências, etc, visando proporcionar o conforto acústico que cada ambiente necessita. As vibrações emitidas e transmitidas pelo chão, o ruído do trânsito e a poluição sonora geradas por pessoas, têm consequências graves e negativas sobre o nosso bem-estar, e nosso produto pode auxiliar neste aspecto.

A lã de rocha dá créditos no LEED?

A rocha é uma das matérias-primas mais abundantes na Terra, mas ainda temos de fazer melhor uso dos recursos do nosso planeta. Por isso a Rockfibras desenvolveu sua tecnologia de forma a ser possível a utilização dos resíduos de outras indústrias como matérias-primas alternativas. Assim, a lã de rocha contribui para crédito no LEED. Para maiores informações, consultem nosso Serviço de Atendimento ao Cliente.