Home Nossa história

Em 20 de abril de 1960 a Rockwoolbrás S/A Indústria de Isolantes Termo-Acústicos iniciou suas atividades no Brasil, produzindo isolantes térmicos à base de lã de rocha na fábrica localizada em Guararema – SP. Logo em seguida passou a fabricar também o silicato de cálcio, isento de amianto.

Em março de 1979 a Ocfibras Ltda, posteriormente denominada Owens-Corning Fiberglas Ltda. (1991), adquiriu o controle acionário da Rockwoolbrás S/A.

Em julho de 1993 a Rockfibras do Brasil Indústria e Comércio Ltda. assumiu o controle da Divisão de Isolantes da Owens-Corning Fiberglas, dando continuidade à fabricação e comercialização de isolantes térmicos e acústicos, tendo como principais produtos de sua linha a lã de rocha THERMAX® e o silicato de cálcio ROCK-SIL® – isento de amianto.

A fábrica de Boituva – SP foi adquirida em 1995 e reconstruída no ano seguinte. Dedica-se à produção de lã de rocha em feltros/rolos e peças moldadas para silenciosos automotivos.

Em 2001 e 2004 foram colocadas em operação, na fábrica de Guararema, as novas linhas de produção de lã de rocha THERMAX® com a mais recente tecnologia e maquinário, importados da Suécia.

A aquisição da DBW do Brasil Ltda., em 2003, e sua transferência de Itapira-SP para Boituva, elevou a capacidade produtiva da unidade e proporcionou aumento nas exportações.

Posteriormente em 2007, foi concluído em Guararema o plano de atualização tecnológica e aumento da capacidade de produção da lã de rocha THERMAX® e do silicato de cálcio ROCK-SIL®. Além de incorporar todos os avanços tecnológicos disponíveis, a ROCKFIBRAS passou a contar com a capacidade de produção superior a três vezes o consumo nacional de lã de rocha e em nível compatível à demanda do mercado de silicato de cálcio.

O Plano 2020-21 consistiu em grande aplicação de recursos para melhorias:

  • reformas, adaptações e construção de novos prédios e espaços nas plantas;
  • pavimentação das vias internas, novos estacionamentos, iluminação, plantio de árvores, novos jardins etc.;
  • mudanças na matriz energética para utilização de gás em fornos, caldeiras e estufas;
  • revisão geral nas utilidades para aumento da eficiência e menor emprego de água e energia nos processos;
  • projeto e montagem da nova fábrica de Isotubos, para atender as especificações internacionais;
  • revamp das linhas  de produção de lã de rocha e silicato de cálcio;
  • instalação de novos equipamentos de controle ambiental.


Estes investimentos, voltados ao objetivo da empresa de melhoria contínua e aliados ao experiente e qualificado corpo de funcionários, contribuem para que nossos preços, prazos de entrega, qualidade dos produtos e atendimento, correspondam efetivamente às expectativas do mercado.

Perfil atual

Instalações industriais, Administração e Vendas:

Guararema – SP

Terreno: 50000 m²
Construçoes: 15000 m²
Pessoal: 250
Produtos: lã de rocha e silicato de cálcio

BOITUVA – SP

Terreno: 90000m²
Construções: 6000 m²
Pessoal: 100
Produtos: lã de rocha e peças moldadas

 
Sistema de Qualidade:
Certificado de acordo com a norma NBR ISO 9001:2015.