PEM*

Proteção contra incêndios em estruturas metálicas
DESCRIÇÃO

Painéis rígidos, fabricados a partir de lã de rocha THERMAX®, com formulação e aglomerantes especiais.

APLICAÇÕES

Proteção ao fogo em estruturas metálicas portantes em edificações.

PROPRIEDADES

Térmicas: devido à baixa condutividade térmica e alta densidade, amortece e atrasa a passagem do calor, protegendo a integridade da estrutura metálica, impedindo que esta fique submetida a temperaturas críticas, nas quais o aço perde rapidamente suas características de resistência.

Acústicas: quando aplicados em forma de caixa, dispensando a utilização de forros falsos, os painéis podem ser fornecidos com um revestimento decorativo e permeável ao som, de forma a aproveitar a performance acústica do produto.

Resistência à água: a lã de rocha THERMAX® é repelente à água devido aos aglomerantes adicionados ao produto, preservando as características originais depois de seca.

Saúde: material não classificável como cancerígeno: Grupo 3, segundo classificação da IARC (International Agency for Research on Cancer), órgão sediado em Lyon (França), pertencente à Organização Mundial de Saúde (OMS) e subordinado à Organização das Nações Unidas (ONU).

Comportamento ao fogo

Os painéis PEM* são testados e classificados como incombustíveis pelos seguintes métodos de ensaio:

– ISO 1182: incombustível
– ASTM E 84 / UL 723: Flame 0 e Smoke 0

A lã de rocha THERMAX® funde-se a temperaturas superiores a 1100ºC e não propaga chama em nenhuma situação, mesmo quando submetida aos ensaios mais rigorosos.

Homologado para utilização na proteção de estruturas metálicas através de testes no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), atendendo as exigências do Corpo de Bombeiros.

NORMAS

ABNT NBR 11364

ESPECIFICAÇÕES
Produto
Espessura (mm)
Comprimento (mm)
Largura (mm)
Embalagem
PEM
25, 40, 51
1200
600
Saco plástico
PRODUTOS ESPECIAIS (sob consulta)

Os painéis PEM* podem ser fornecidos em outras dimensões e espessuras. Consultem-nos para verificar revestimentos disponíveis.

ESPESSURAS RECOMENDADAS

O cálculo das espessuras depende do tipo de perfil a ser protegido e do tempo requerido para proteção, definidos pela instrução técnica CB-02-33/94, do Corpo de Bombeiros.

MONTAGEM

Deverá ser feita por profissionais especializados, acompanhando os planos de testes indicados pela ROCKFIBRAS. De uma maneira geral, pode-se dizer que os painéis PEM* são empalados a pinos de aço, previamente fixados aos perfis. Alternativamente, a fixação pode ser feita com pinos de travamento sem soldagem aos perfis.


*Marca Registrada requerida